ESTUDO APLICADO SOBRE O USO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSAIO NA TABUADA

Autores

  • Daniela Emilena Santiago

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v5i9.122

Resumo

O presente artigo teve como objetivo apresentar e analisar as possibilidades de integração entre as práticas pedagógicas no quinto ano do Ensino Fundamental e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) através de jogos educacionais no processo de ensino da tabuada. Trata-se de um estudo de campo com abordagem quantitativa, realizado com a intenção de apontar possibilidades do uso de tecnologias educacionais que ofereçam suporte didático pedagógico aos professores da rede pública municipal da Secretaria da Educação da cidade de Palmital. O jogo educativo foi escolhido dentre uma grande variedade de opções oferecidas na internet por se tratar de um jogo com acesso gratuito de fácil manuseio, dinâmico e colorido que apresenta a tabuada e desperta no aluno o interesse em resolver problemas brincando e aprendendo a utilizar a tabuada, dando mais segurança no desenvolvimento das atividades propostas. No estudo proposto foram aplicadas avaliações antes e depois da utilização do software. Os dados foram analisados de forma comparativa e estatística concluindo que o software proporcionou resultado satisfatório em alunos no sentido de construção do conhecimento sobre a tabuada.

 

Palavras-chave: Jogos Educativos,  Matemática, Tabuada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Emilena Santiago

Docente do curso de Pedagogia e Psicologia da UNIP, campus Assis.

Mestre em Psicologia pela Unesp.

Mestre em História pela Unesp.

Doutoranda em História pela Unesp.

Referências

DANI, V. L.; GUZZO, S. M. A tabuada no contexto escolar: o processo de ensino aprendizagem a partir do material manipulável e dos jogos pedagógicos. Governo do estado do Paraná, Cadernos PDE, V.1. 2013.

DOWBOR, L. Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda., 2001.

FAGUNDES, C. C. B.; FALKEMBACH, G. M.; Jogos online na aprendizagem da tabuada. 2013. Disponível em:< https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/682/Fagundes_Claudia_Cristiane_Bisso.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 07.01.2019

FREIRE, F. M. P.; VALENTE, J. A. Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.

GRÜBEL J. M.; BEZ, M.; Jogos Educativos. CINTED UFRGS.V.4, Nº 2, dez. 2006.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez. 11 ed. 2012.

KOCH, M. Z.; As tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. Monografia (Especialização em Gestão Educacional) Programa de pós graduação em Gestão Educacional, Universidade Federal de Santa Maria. Sarandi, 2013.

LIMA, I. B.; PEREIRA, F. A.; Jorgildo Feijó MARTINS, J. F.; TAVARES, M. C.; J. M. F. LIBÓRIO.; BRAGA, S. R. R.; O uso dos softwares educativos no ensino aprendizagem das quatro operações matemáticas. Revista Ensino & Pesquisa, v.13 n.01 p.109-117 jan. 2015.

OLIVEIRA, R. E. R. de. A utilização de jogos matemáticos no processo de memorização das tabuadas. Monografia (Especialização em Didática e metodologia do ensino superior), Programa de pós graduação especialização em didática emetodologia do ensino superior. Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2008.

PEREIRA, R. A tabuada e suas implicações no ensino da matemática para alunos do 6° ano do ensino fundamental: ficha de identificação produção didático-pedagógica – turma 2016. Governo do estado do Paraná, Disponível: < http://www.diaadiaeducação

.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_mat_unioeste_rosilenepereira.pdf> Acesso em: 29.01.2019.

PEREIRA, T. A.; Metodologias ativas e aprendizagem do século xxi: integração das tecnologias educacionais. Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/407.pdf> Acesso em: 29.01.2019.

SANTOS, F. Z. dos; Alguns Aspectos das Interferências Pedagógicas no Ensino da Tabuada. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação). Curso de Especialização em Fundamentos da Educação, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2014.

SOUSA, V. A importância da tabuada das séries iniciais do ensino fundamental. 2018. Disponível em: <https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/8912/a-importancia-da-tabuada-nas-series-iniciais-doensinofundamental2018> Acesso em 29.01.2019.

STAREPRAVO, A. R.; Jogando com a matemática: números e operações. Aymará. Curitiba. 2010.

VALENTE, W. R,; PINHEIRO, N V. L.; Chega de decorar a tabuada! – as cartas de Parker e a árvore do cálculo na ruptura de uma tradição. Disponível em:< http://sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/view/157> Acesso em: 20 de março de 2019.

VESCE, G. E. P.; Ensino-aprendizagem por meio do computador. Disponível em:< https://www.infoescola.com/educacao/ensino-aprendizagem-por-meio-do-computador/> 28.02.2019

VENTORINI, G.; Ensino da tabuada por meio de jogos educativos digitais. 2014. Disponível em:< https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11589/Ventorini_Graziela.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 29.01.2019.

Fonte

______Brincando com Ariê, 2019. Disponível em:<http://www.brincandocomarie.com.br> Acesso em ago. 2018.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Artigos Livres