DESORDEM À VISTA: A MÚSICA NAS MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, DE MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA

Autores

  • Luiz Filipe Correia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo
  • Said Tuma UNIFAI

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v4i7.126

Resumo

O artigo explora relações entre música e literatura. Apoia-se em pesquisa histórica de natureza interdisciplinar e utiliza, de forma privilegiada, fontes como obras literárias e musicais. Partindo da dialética da malandragem, definida por Antonio Candido (1970), o artigo investiga como a arte dos sons dialoga com essa reflexão. Além da ubiquidade da música nas Memórias de um Sargento de Milícias (1854-55), de Manuel Antônio de Almeida (1831-1861), a reflexão constata que ela age como um vetor que favorece a passagem da ordem para a desordem. Além da retomada do texto de Antonio Candido, o artigo se justifica pela oportunidade de investigação de práticas musicais brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Filipe Correia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo

Luiz Filipe Correia é historiador. Fez seu mestrado e doutorado em história social pela FFLCH-USP. Realiza pesquisas sobre os intercâmbios entre cultura e tecnologia, com enfoque em literatura, cinema, música, arte e cultura material. No mestrado, estudou as relações entre história, música, cultura e tecnologia. Atualmente, faz bacharelado em Letras Português/Inglês na Universidade de São Paulo.

Said Tuma, UNIFAI

Said Tuma é pianista e pesquisador em musicologia histórica. Fez mestrado e doutorado em musicologia histórica na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisa os usos da história da música como instrumento de educação e divulgação musicais e as relações entre música e patrimônio musical. Leciona a disciplina Música e Patrimônio Cultural no curso de especialização lato sensu História: Arte, Patrimônio e Cultura do Centro Universitário Assunção, Unifai. Apresentase também em recitais nas mais variadas formações musicais.

Referências

ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um Sargento de Milícias. São Paulo: Ática, 1995.

ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989.

ANDRADE, Mário de. Introdução. In: ALMEIDA, Manuel Antônio. Memórias de um Sargento de Milícias. São Paulo: Livraria Martins, 1941. p. 5-19 (Biblioteca de Literatura Brasileira, 1).

ANDRADE, Mário de. Memórias de um Sargento de Milícias. In: __________.Aspectos da literatura brasileira. 6.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1982.

BUDASZ, Rogério. Música ibérica e afro-brasileira na Bahia nos séculos XVII e XVIII. Curitiba: DeArtes/UFPR, 2004.

BURKHOLDER, J. Peter et al. A History of Western Music. 8.ed. New York: Norton & Company, 2010.

CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem: caracterização das Memórias de um Sargento de Milícias. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo: Universidade de São Paulo, n. 8, p. 67-89, jun.

DAMASCENO, Darcy. A atividade linguística nas Memórias de um Sargento de Milícias. Revista Brasileira de Filologia, São Paulo, v.2, tomo 2, p. 155-177, dez. 1956.

GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século 19. São Paulo: Nankin Editorial; Edusp, 2004.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MORAES, José Geraldo Vinci; SALIBA, Elias Thomé. O historiador, o luthier e a música. In: ______;

______ (orgs.). História e música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010. p. 9-32.

OTSUKA, Edu Teruki. Espírito rixoso: para uma reinterpretação das Memórias de um Sargento de Milícias. Revista do IEB, São Paulo, nº44, p.105-124, 2007.

ROSS, Alex. Escuta só: do clássico ao pop. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução: Marisa Trench

Fonterrada. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.

SCHWARZ, Roberto. Pressupostos, salvo engano, da “Dialética da Malandragem”. In:__________. Que horas são?: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

TINHORÃO, José Ramos. A música popular no romance brasileiro (vol. I: séculos XVIII e XIX). 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

VERISSIMO, José. Um velho romance brasileiro. Estudos brasileiros (2ª série), Rio de Janeiro: Laemmert, p. 107-124, 1894.

WISNIK, José Miguel. Machado Maxixe: o caso Pestana. Teresa Revista de Literatura Brasileira, São Paulo: Editora 34, n. 4/5, p. 13-79, 2003.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Edição

Seção

Artigos Livres