EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E COMO DIREITO EM PAULO FREIRE

Autores

  • José Renato Polli Faculdade de Educação da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v4i8.143

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão sobre a educação para o trabalho a partir dos referenciais freireanos que fundamentam a educação humanizadora e como direito social e subjetivo. Trata-se de demonstrar que uma visão progressista sobre a dimensão do trabalho nos processos educativos parte de uma concepção de educação integral, presente nos modelos clássicos de educação, desde os gregos. Discute também o próprio conceito de trabalho como uma das dimensões fundantes da existência humana, pensando algumas experiências práticas de educação crítica e emancipatória inspiradas em Paulo Freire, que levaram em conta a necessidade de uma formação educacional com vistas à formação para o trabalho, sem desconsiderar a formação ampla, clássica, inerente à tradição educacional republicana que sustenta que a educação escolar é um direito social e subjetivo inalienável.

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Biografia do Autor

José Renato Polli, Faculdade de Educação da Unicamp

Doutor em Educação (FEUSP). Pós-doutor em Educação(FE-UNICAMP)

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Publicado

2020-08-28