A CONCEPÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE JOÃO AMÓS COMÊNIO (COMENIUS)

Autores

  • Jeronimo de Oliveira Lombardo

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v5i9.148

Resumo

Este artigo, em linhas gerais, tem como objetivo expor o pensamento pedagógico de João Amós Comênio. O educador tcheco procurou sintetizar as vertentes educacionais existentes em sua época. Seus escritos, principalmente a Didática Magna, sua obra prima, contribuíram para a percepção dos docentes acerca das metodologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem, fundando, assim, a Didática Moderna.  O autor foi influenciado, sobretudo devido à própria experiência de vida, pela educação humanística e pela educação religiosa-protestante. Comênio foi um crítico contundente às instituições escolares do seu tempo, propondo um novo ideário político-social de educação, como a universalização do ensino e a não distinção entre os sexos e classes sociais, algo implementado mais tarde, somente no séc. XVIII, dentro do contexto europeu, pelos pensadores iluministas e revolucionários franceses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jeronimo de Oliveira Lombardo

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e graduando em Pedagogia por este mesmo Centro Universitário.

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Trad. de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BACON, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Trad. de José Aluysio Reis de Andrade. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988 (Coleção Os Pensadores).

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Unesp, 1999.

COMÉNIO, João Amós. Didáctica Magna ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Trad. de Joaquim Ferreira Gomes. 2. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1976 (Coleção Textos Clássicos).

COMENIUS, Jan Amos. A escola da infância. Trad. de Wojciech Andrzej Kulesza. São Paulo: Unesp, 2011 (Coleção Clássicos).

DESCARTES, René. Discurso do Método. Trad. de J. Guinsburg e Bento do Prado Júnior. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).

GOMES, Joaquim Ferreira. Introdução à Didáctica Magna ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. 2. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1966 (Coleção Textos Clássicos).

LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. Trad. de Luiz Damasco Penna e de J. B. Damasco Penna. 15. ed. São Paulo: Nacional, 1984 (Coleção Atualidades Pedagógicas).

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. Trad. de Gaetano Lo Monaco. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Artigos Livres