Mulheres no Choro: A Participação Feminina à Época dos 100 Anos do Gênero

Autores

  • José de Almeida Amaral Jr UNIFAI

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v5i9.150

Resumo

Este artigo aborda a histórica questão cultural da participação feminina na arte, mais especificamente no universo do gênero Choro, considerado a primeira música popular urbana instrumental do Brasil. O recorte para a presente análise foi dado sobre o período que abarca o decênio 1973 – 1983 quando, em 1977, comemorou-se o “Centenário do Choro”. Dada a ocasião e a inédita exposição midiática, tornou-se perceptível quanto o espaço de participação da mulher estava reduzido a breves atuações e, mais que isso, como o fato passou incólume, sem indignações, em meio às discussões saídas dos debates pertinentes a efeméride. O significado simbólico dessa naturalidade, dessa desatenção, quanto a deficiência da presença feminina em meio a uma expressão cultural brasileira, revela como as raízes patriarcais e machistas são determinantes e prejudiciais à liberdade das mulheres em sua atuação artística, profissional e como ser humano.

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Biografia do Autor

José de Almeida Amaral Jr, UNIFAI

Professor em Ciências Sociais. Bacharel em Economia, pós graduado em Sociologia e História: Arte, Cultura e Patrimônio, mestre em Educação-Políticas. Trabalha com memória oral paulistana.

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Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Dossiê