A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PRINCÍPIO IMPRESCINDÍVEL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E DA ESCOLA PARTICIPATIVA

Autores

  • Rogério Aparecido de Jesus Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Wagner Pulzi Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v6i12.171

Resumo

A gestão democrática é um princípio norteador de práticas descentralizadoras dentro da escola, permitindo a participação de todos os membros da comunidade escolar. Dessa forma, o presente trabalho lançará um olhar sobre o princípio da gestão democrática como essencial à construção de uma escola igualitária e participativa. A gestão democrática é um princípio que encontra amparo legal desde a Constituição Federal de 1988, porém ainda necessita de leis mais específicas para que seja definitivamente aplicada. Muitas escolas já se esforçam para colocá-la em prática, permitindo a participação de pais, alunos, funcionários e professores através dos colegiados escolares, constituindo-se um espaço de pluralidade de ideais, de exercício da democracia e desenvolvimento da autonomia. Todavia é preciso que esse princípio ultrapasse os muros da escola para que o verdadeiro sentido de cidadania tenha maior amplitude e alcance também as autoridades.

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Biografia do Autor

Rogério Aparecido de Jesus, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Possui Licenciatura em Ciências e Matemática com Habilitação Plena em Biologia pela FAFIMA (2002). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela FALC (2014), com Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Dom Alberto (2020). Vice-diretor na rede estadual de ensino (SEE/SP). Tem experiência na área de Gestão Escolar e Docência.

Wagner Pulzi, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Mestre em Educação Física (Educação, Escola e Sociedade) pela USJT (2014). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UniFMU (2003), com Especialização em Educação Física Escolar pela UGF (2006). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela UniFAI (2009), com Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Estácio de Sá (2015). Possui Licenciatura em Letras (Português-Inglês) pela UniBF (2019). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Educação e Pesquisa.

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Publicado

2022-09-07