Alguns apontamentos sobre o processo de formação pedagógica na área da filosofia e sua decorrente produção de pesquisa e conhecimento

Autores

  • Jean Rodrigues Siqueira Centro Universitário Assunção

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v7i13.205

Resumo

Partindo da distinção indicada por Paulo Freire entre formação e treino em uma área de estudos, este artigo pretende tecer algumas considerações a respeito dos temas do ensino-aprendizado da filosofia e de seu aporte para a produção de conhecimentos nesse campo do saber. Nele será argumentado que, em nosso ambiente acadêmico, essa atividade pedagógica parece privilegiar a dimensão do treino em detrimento daquilo que Immanuel Kant, em um mote famoso, chamava de “aprender a filosofar”. Face esse cenário e seguindo algumas ideias dos professores Ricardo Terra, Marcos Nobre e Oswaldo Porchat, o artigo aponta para a necessidade de revitalização da centralidade do consórcio epistêmico entre os diversos saberes, processo que, contudo, não deve de modo algum descuidar da natureza argumentativa e justificadora da atividade filosófica e de seu discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

_____________. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. 65ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

_____________. Pedagogia da indignação – Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

HEIDEGGER, Martin. ¡Alma mia! Cartas de Martin Heidegger a su mujer Elfride – 1915-1970. Traducción de Sebastián Sfriso. Buenos Aires: Manantial, 2008.

KANT, Immanuel. Manual dos cursos de lógica geral. Tradução de Fausto Castilho. 2ª ed. Campinas: Unicamp, 2013.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Boeira e Nelson Boeira. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

NOBRE, Marcos. “A filosofia da USP sob a ditadura militar” in Novos Estudos CEBRAP, 53, 1999.

GASSET, José Ortega Y. Que é Filosofia? Tradução de Felipe Denardi. Campinas: Vide Editorial, 2016.

PORCHAT, Oswaldo. “Discurso aos estudantes de Filosofia da USP sobre a pesquisa em filosofia” in Revista Dissenso, 2, 1999.

TERRA, Ricardo. “Não se pode aprender filosofia, pode-se apenas aprender a filosofar” in Discurso, 40, 2010.

Downloads

Publicado

2023-03-04

Edição

Seção

Artigos Livres