A epistemologia de Frege e a atividade do diretor

Gedanke e Vorstellung na criação cinematográfica

Autores

  • Lúcio Lourenço Prado UNESP-Marília(SP)

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v7i13.220

Palavras-chave:

cinema, pensamento, representação, diretor, Frege

Resumo

O presente artigo aborda a atividade de criação do diretor de cinema à luz da epistemologia de Frege que distingue as faculdades relativas ao pensamento, entendido como compreensão de conteúdos objetivos comunicáveis, e à representação, que é a capacidade de produção de imagens mentais. A transposição do conteúdo informativo expresso objetivamente no roteiro, com sua sintaxe própria, para a sintaxe do filme propriamente dito, composta por tomadas, cenas e sequências, impõe a necessidade de uma etapa subjetiva no trabalho do diretor que deve produzir um filme mental prévio como paradigma próximo da obra cinematográfica final. Nesse sentido, busca-se compreender a natureza solitária do processo criativo do diretor e as contradições desta condição com o caráter essencialmente coletivo da produção cinematográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lúcio Lourenço Prado, UNESP-Marília(SP)

Graduado, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-SP

Referências

FREGE, G. Sobre Sentido e Referência; in: Lógica e Filosofia da Linguagem. Tradução: Paulo Alcoforado, Edusp, São Paulo, 2009.

FREGE, G. Os Fundamentos da aritmética; IN: Coleção Os Pensadores. Tradução: Luiz Henrique Lopes dos Santos, Abril Cultural, São Paulo, 1974

KANT, I. Crítica da razão pura. Tradução: Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2018.

WITTGENSTEIN, L.: Tractatus logico-philosophicus, edição bilíngue, Edusp, São Paulo, 1993.

Downloads

Publicado

2023-05-08