EDUCAR É CONSTRUIR IMAGENS: CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA PARA UM ENSINO JURÍDICO DE QUALIDADE

Autores

  • José Rubens Demoro Almeida Centro Universitário Assunção - UNIFAI

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i3.51

Resumo

A reflexão sobre a didática e a pedagogia do professor no curso de Direito impõe-se como urgente. Tradicionalmente formalista, a prática jurídica ressente-se de um arejamento de ideias e de concepções menos dogmáticas, menos repetitivas, menos ritualistas. O ensino jurídico tem boa parcela de contribuição para a formação e manutenção de concepções tradicionais do fenômeno jurídico. Uma abordagem mais ampla do direito, questionadora e reflexiva, pode ser atingida pela mudança de hábitos tradicionais da aula de direito, expositiva, magistral. O professor de direito deve ser um agente e sujeito de um processo educacional de construção coletiva de saberes, de formação de alunos críticos e questionadores. Para buscar este diferencial, pretende-se demonstrar neste trabalho, a importância da contribuição do cinema, e de sua linguagem especial de construção de imagens, de expressão cultural formadora de realidades, de valores e de visões de mundo, para enriquecimento de uma docência jurídica de qualidade.

 

Palavras-chave: Educação, Cinema, Ensino Jurídico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CABRERA, Júlio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

____________ . De Hitchcock a Greenaway pela história da filosofia: novas reflexões sobre cinema e filosofia. São Paulo: Nankin, 2007.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NALINI, José Renato. Muito direito, pouca justiça. In: O Estado de São Paulo, 3.9.2014. p. A-2.

LOPES, José Reinaldo de Lima. As palavras e a lei: direito, ordem e justiça na história do pensamento jurídico moderno. (Coleção Direito GV): São Paulo: Editora 34/Edesp. 2004.

REALE, Miguel. Cinco temas do culturalismo. São Paulo: Saraiva, 2000.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ROBLES, Gregório. O direito como texto: quatro estudos de teoria comunicacional do direito. Barueri, São Paulo: Manole, 2005.

Downloads

Publicado

2017-10-02