ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DO CLIMA E DA CULTURA ORGANIZACIONAL DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO QUE DÁ APOIO A PROPRIETÁRIOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA CIDADE DE SERRA TALHADA/PE

Renata do Nascimento Barbosa, Leonardo Rodrigues Ferreira

Resumo


O presente estudo tem por finalidade analisar as influências do clima e da cultura organizacional dentro de uma instituição que apoia as pequenas empresas. Poder-se-á evidenciar as teorias administrativas que versam sobre o tema. Como material e métodos foram utilizadas livros, revistas especializadas e consultas a sites técnicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, em que foi adotada a entrevista direta com o gestor da unidade, o qual é a peça fundamental quando avaliamos clima e cultura organizacional. Quanto aos resultados conseguiu-se diagnosticar os problemas, principalmente no tocante ao relacionado com a temática (clima e cultura organizacional) e foi realizado um plano estratégico com a utilização da ferramenta de SWOT.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, O. Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) ou (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Disponível em: < http://www.dearaujo.ecn.br/cgibin/asp/analiseSwot.asp.> Acesso em: 05 Out 2016.

BARROS, Aidil Jesus Paes de; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BERGAMINI, Cecília Whitaker; CODA, Roberto. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Motivação e Liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 1ª edição. Rio de Janeiro. Editora Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

KAHALE, Flávia. Pesquisando a Motivação: A Pesquisa de Clima Organizacional. Instituto MVC. Disponível em: < http://www.institutomvc.com.br/clima.htm. > Acesso em: 07 Out 2016.

LUZ. Modelos de Organogramas. Disponível em: Acesso em: 18 out. 2016.

OLIVEIRA, M. A. Pesquisas de Clima Interno nas Empresas: O caso dos desconfiômetros avariados. São Paulo: Nobel, 1995.

PEROVANO, D.G. Manual de metodologia científica para a segurança pública e defesa social. Curitiba: Juruá, 2014.

SHAHIR, H. Y.; DANESHPAJOUH, S.; RAMSIN, R. Improvement strategies or agile processes: a SWOT analysis approach. In: Proc. of the SERA Conference, 2008. p. 221-227.

STONER, James Arthur Finch; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

TEIXEIRA, I. T.; ROMANO, A. L.; EDMUNDO E. V. Estratégias De Operações No Setor De Serviços: O Caso Das Cooperativas De Saúde. São Paulo: Simpósio de Engenharia de Produção, XVIII, anais, UNESP, 2011.

TREASY. Matriz SWOT ou Matriz FOFA: utilizando a Análise SWOT para conhecer as cartas do jogo e aumentar as chances de vitória de sua empresa. Disponível em: Acesso em: 18 out. 2016.

WEIHRICH, H. “The TOWS matrix: a tool for situational analysis”. Journal of long range planning, v.15, n. 2, 1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.32459/revistalumen.v2i4.53

Apontamentos

  • Não há apontamentos.