AS PESQUISAS QUALITATIVA E QUANTITATIVA COMO MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO COMPARATIVO E OBJETIVO

Autores

  • Sidney Proetti UNIFAI

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i4.60

Resumo

Este texto tem como objetivos apresentar, de forma simples e prática, os conceitos de pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa e esclarecer suas formas de uso nas pesquisas acadêmico-científicas. O estudo foi fruto de uma pesquisa bibliográfica de longa profundidade, como revisão de obras de metodologia. É muito comum encontrar graduandos e pós-graduandos que têm dificuldades tanto no entendimento quanto na escolha correta do tipo de pesquisa que utilizará nas suas buscas de dados para a solução de problemas de pesquisa em trabalhos científicos. Ao longo deste texto, poder-se-á entender as definições de cada uma delas com a utilização de citações literais comentadas e, também, os seus elementos de diferenciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sidney Proetti, UNIFAI

Doutor em Comunicação Social; Mestre em Administração; Mestre em Comunicação Social; Docente e Coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e MBA em Gestão Estratégica de Negócios no Centro Universitário Assunção – UNIFAI; Professor da FAM – Faculdade das Américas. Foi professor na PUC-SP; Autor dos livros: Metodologia do Trabalho Científico: abordagens para a construção de trabalhos acadêmicos; Praticando a Metodologia do Trabalho Científico; Simplificando a Lógica; Introdução ao Marketing; Reflexões para Melhorar o Ambiente de Trabalho; A Evolução da Administração e a Motivação no Ambiente de Trabalho; Liderança Eficaz; Gestão Empresarial Eficaz; A (In)Formação do Líder Eficaz. Autor de vários artigos científicos em diversas áreas como sociologia, globalização, turismo, comunicação, gestão de negócios, qualidade e administração.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia (Trad. Alfredo Bosi). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. 203 p.

CASSETARI, Leila; DOMENICO, Viviane Galhanone Cunha Di. Métodos e técnicas de pesquisa em psicologia: uma introdução. 3. ed. São Paulo: Edicon, 2002. 139 p.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. 216 p.

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 19. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

EPSTEIN, Isaac. Divulgação científica: 96 verbetes. Campinas/SP: Pontes, 2002. 288 p.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. 200 p.

FETTERMAN, D.M. Ethnography Step-by-Step. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1980. p. 11

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo. V. 35. n. 3. p. 21. 1995.

HÜBNER, Maria Martha. Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado. São Paulo: Pioneira-Mackenzie, 1999. 76 p.

MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, 2002. 262 p.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2002. 152 p.

PROETTI, Sidney. Metodologia do trabalho científico: abordagens para a construção de trabalhos acadêmicos. 4. ed. São Paulo: Edicon, 2005. 126 p.

_______________. Praticando a metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Edicon, 2005. 96 p.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. 178 p.

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000. 142 p.

TOBIAS, José Antonio. Como fazer sua pesquisa. 4. ed. São Paulo: AM edições, 1992. 71 p.

Downloads

Publicado

2018-06-01