O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NO BRASIL: UM DIÁLOGO COM A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

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DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i4.67

Resumo

O MEB teve em sua essência o ideal de construção de uma cultura nacional, popular e democrática, por meio de atividades conscientizadoras junto às classes populares. Para isso, desenvolveu diferentes ações educativas, dentre elas a alfabetização de adultos. O Brasil ainda apresenta um alto índice de analfabetismo. Buscando sua inserção na escolarização, muitos adultos buscam a EJA. Diante desse cenário, o artigo discute como a nova BNCC trata a educação e o currículo para esse contingente.

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Biografia do Autor

Jeanny Meiry Sombra Silva, PUC SP

Doutoranda em Educação pelo Programa Psicologia da Educação (PUCSP), Mestre em Letras (Mackenzie), especialista em ensino de Língua Portuguesa (Unicamp) e em Designer Instrucional (Federal de Itajubá). Trabalhou como coordenadora de núcleo pedagógico SEESP e gestora de projetos de cursos a distância na Escola de Formação de Professores EFAP/SEESP. Atualmente é professora de pós-graduação, ministrando diferentes cursos na área de Educação; desenvolve conteúdos para cursos EaD e atividades de monitoria e tutoria no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores PUCSP. Tem 9 anos de experiência no campo da formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de coordenadores, prática de ensino, currículo e avaliação, competência leitora e escritora e formação de tutores e professores EaD.

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Publicado

2018-06-01