Hannah Arendt e o resgate do conceito de totalitarismo

Autores

  • Márcio Roberto Malcher Furtado Centro Universitário Assunção - UNIFAI Universidade São Judas Tadeu - USJT

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v3i5.76

Resumo

Tendo em vista os inumeráveis empregos do conceito totalitário arendtiano no senso comum, o presente artigo tem por finalidade resgatar tal conceito para que o mesmo seja aplicado acertadamente no contexto sociopolítico atual. Portanto, o conceito foi abordado via a obra Origens do Totalitarismo (1951), na qual o fenômeno do totalitarismo foi esquadrinhado e meticulosamente analisado pela teórica política Hannah Arendt. A pensadora procurou compreender como foi possível ocorrer o fenômeno totalitário, assim como quais foram os elementos que contribuíram para o seu surgimento. Muito embora o conceito arendtiano seja mais bem aplicável dentro de seu tempo e espaço, pretende-se resgatar os princípios básicos norteadores delineados pela escritora, a fim de melhor compreender o desenvolvimento da questão na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Roberto Malcher Furtado, Centro Universitário Assunção - UNIFAI Universidade São Judas Tadeu - USJT

Graduando em Psicologia na Universidade São Judas Tadeu, pós-graduando em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos na UNIFAI e possui graduação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Experiência na área de Teologia, com ênfase em sociologia da religião, filosofia e psicologia.

Referências

ADEODATO, João Maurício Leitão. O problema da legitimidade: no rastro do pensamento de Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

ARENDT, Hannah. Compreender: formação, exílio e totalitarismo (ensaios) 1930-54. Tradução Denise Bottman; organização, introdução e notas Jerome Kohn. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

________________. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1968.

________________. The Jew as Pariah – Jewish identity and politics in the modern age. Edited and with an introduction by Ron Feldman. New York, Grove Press, 1978.

¬¬¬¬________________. Origens do totalitarismo. Tradução Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CANOVAN, Margaret. The political thought of Hannah Arendt. New York-London, Ed. Harvert-HJB, 1974.

DUARTE, André. O pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

LAFER, Celso. Hannah Arendt – Pensamento, Persuasão e Poder. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1979.

_____________. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

PEREIRA, Newton Gomes. O ser da Política e a política do ser: o confronto entre Hannah Arendt e Martin Heidegger em Ser e Tempo. Tese de doutorado em filosofia. São Paulo: USP, 2008. Disponível em <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25112009-084807/pt-br.php> Acesso em 15.05.2018.

Downloads

Publicado

2018-10-30