Violência e direitos humanos em Jürgen Habermas

Autores

  • José Renato Polli Faculdade de Educação da Unicamp, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v3i5.81

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar os conceitos fundamentais do pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas, sua Teoria do Agir Comunicativo e a Ética do Discurso, como bases teóricas centrais do debate em torno ao conceito de violência, uma das formas de violação dos direitos humanos. Em função do recrudescimento do conservadorismo e da violência como um de seus derivados mais imediatos, faz-se necessário resgatar elementos teóricos que incidam sobre a prática de resistência em direção a um horizonte emancipatório possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Renato Polli, Faculdade de Educação da Unicamp, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) com habilitações em história e psicologia, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Augusto Amaral (1999), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-doutorado junto à Faculdade de educação da Unicamp, na linha de pesquisa Ética, política e educação,sendo membro do grupo de pesquisa PAIDEIA, do Departamento de Filosofia e História da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação e Ética e educação. Atua principalmente nos seguintes temas: pensamento freireano, ética, filosofia política, filosofia da religião, história econômica e social, cultura e religiosidade.Tem experiência como docente na educação básica, no ensino superior e como pesquisador em filosofia, história e educação.Publicou 18 livros, 23 capítulos de livros e dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. Também possui experiência como gestor, tendo sido diretor de escola cooperativista (2005-2012), Assessor especial educacional (secretário adjunto) (2013-2015) e secretário municipal de educação de Jundiaí-SP (2015-2016). Participou de dezenas de eventos científicos, como congressos, seminários, encontros, como pesquisador e organizador.

Referências

REFERÊNCIAS

HANSEN, Gilvan Luiz. A razão entre a violência e a emancipação: enfoque habermasiano. Véritas, Porto Alegre, v. 52, n. 1, p. 79-93, março de 2007.

LOHMANN, Georg. As definições teóricas de direitos humanos de Jürgen Habermas- o princípio legal e as correções morais. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, p. 87-102, 2013. Edição Especial.

POLLI, José Renato. Freire, Habermas e o horizonte da emancipação. 2ª. Ed. Jundiaí: In House, 2013.

________.Habermas: agir comunicativo e ética do discurso. Jundiaí: In House, 2012.

Downloads

Publicado

2018-11-06