FRONTEIRAS PERMEÁVEIS: ENSINAR SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v6i12.173

Resumo

O objetivo deste artigo é esboçar uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia apoiada em suas relações com a Filosofia. Adotou-se como ponto de partida concepções contemporâneas de Sociologia e Filosofia e suas respectivas abordagens metodológicas, considerando o contexto do ensino médio. Sociologia e Filosofia partilham de múltiplos pontos de convergência: o trânsito de pensadores entre esses dois campos do saber; a relação com o senso comum; a abordagem metodológica composta a partir da articulação entre elementos diversos; habilidades indispensáveis ao desenvolvimento integral dos estudantes e seu pleno exercício de cidadania como resultado dos processos de ensino-aprendizagem. A articulação metodológica entre as duas disciplinas pode garantir a ambas maior espaço para atuação e potencialização de habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes. De modo que se constitui como um estudo teórico, os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica mostraram-se os mais adequados à sua realização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Álvaro de Souza Maiotti, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Seduc/SP

Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (EFLCH – Unifesp). Especialista em Educação e Tecnologias com habilitação em Produção e Uso de Tecnlogia para Educação e em Design Instrucional: Projeto e Desenho Pedagógico (UFSCar – 2019), Sociologia para o Ensino Médio (UnB – 2019) e Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFSM – 2018). Licenciado em Pedagogia (UAM – 2017) e em Filosofia (UniÍtalo – 2013). Professor de Educação Básica II, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Seduc/SP. E-mail: alvaro_maiotti@yahoo.com.br.

Kalina Lígia de Almeida Borba, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal - SEDF

Mestra em Educação (UnB – 2014). Especialista em Mídias na Educação (UnB – 2011), Tecnologias na Educação (PUC-Rio – 2008) e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB – 2005). Graduada em Comunicação Social (UniCeub – 2000), licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Francesa (UnB – 1998). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. E-mail: kalina.ead@gmail.com.

Referências

ARAÚJO, A. M; LIMA, J. G. S. A. A relevância do ensino de sociologia e de filosofia para a formação dos jovens no séc. XXI. Revista HOLOS, vol. 4, p. 166-176, 2015.

BAUMAN, Z; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

MAIOTTI, Á. S. Entre as sendas da literatura: um ensaio metodológico para o ensino de Filosofia. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Novo Hamburgo, 2018.

NÓBREGA, J. A. S. Elementos para se pensar sobre a didática da Sociologia no ensino médio. Em Debate, Florianópolis, vol. 14, p. 101-121, 2015.

Downloads

Publicado

2022-09-07