ALFABETIZAÇÃO NO MÉTODO SOCIOLINGUÍSTICO: UMA PROPOSTA PARA O EXERCÍCIO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL, SILÁBICA E ALFABÉTICA

Autores

  • Valéria Batista UNIFAI - Centro Universitário Assunção
  • Mônica Bruna Forte Universidade Camilo Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v1i2.37

Resumo

O presente trabalho trata do tema da alfabetização numa perspectiva crítica e reflexiva do sujeito, sem desconsiderar a importância de princípios linguísticos básicos da fala, da escrita e da leitura como base para uma alfabetização. Tem como objetivo geral analisar o Método de Paulo Freire associado com as aplicações linguísticas das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky. O presente estudo trata de uma pesquisa teórico-bibliográfica. Seus resultados indicam que para atingir esse modelo de alfabetização devemos reinventar o processo de ensino da leitura e da escrita a partir de uma perspectiva social. Nossa defesa é de que o ensino possibilita a inserção do sujeito no seu contexto social e político, na sua realidade e pode promover o despertar para a cidadania, encaminhando-o para a sua transformação social e consciência crítica, além de valorizar o domínio das correspondências entre grafemas e fonemas, para a exercitação da consciência silábica e alfabética.

Palavras-chave: Alfabetização. Método Sociolinguístico, Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BALARINI, M. de M.. Alfabetização: uma interpretação sociolingüística. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 1987. 278 p.

BRANDÃO, C. R.. O que é método Paulo Freire. 29a.ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 1999.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FREIRE, P.. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GUIMARÃES, M. I. de O. A validade da mensagem nas classes de alfabetização. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 1979. 321 p.

MENDONÇA,O.S.; MENDONÇA, O.C. Alfabetização reinventada: o método sociolingüístico – consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 1, n. 1, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87910106 . Acesso em 15.06.2015.

________. Alfabetização método sociolingüístico: Consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, realizado em Brasília, em 27/04/2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfundalf_mortattihisttextalfbbr.pdf. Acesso em: 16. junho..2015.

NOZAKI, I..Código e desigualdade: estudo experimental de sociolingüística aplicado à tecnologia educacional. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1986. 292 p.

SILVA, M. de N. da C.. Para repensar a alfabetização: um estudo introdutório. Campinas, 1987. 109 p. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

SOARES, M.B. ; MACIEL, F.(orgs.). Alfabetização. MEC/Inep. Comped, 2000.

Downloads

Publicado

2016-12-23