O CONTRAPONTO DO JUS NATURALISMO E O JUS POSITIVISMO NA OBRA ANTÍGONA DE SÓFOCLES

Autores

  • Adriano Carvalho Viana CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO
  • Otávio Roberto Martins Júnior Faculdade Santa Terezinha

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v3i6.88

Resumo

A Obra, por que indicará o caminho percorrido ao longo do curso, surgir-se-ão algumas perguntas necessárias que são: será que aquele que luta contra a sua Cidade-Estado (pólis) é digno de honras?  Será que aquele que luta contra o Soberano, se faz necessário prestar-lhe as apropriadas celebrações fúnebres? O Paradoxo se fixa em dois contrapontos o direito natural e o direito positivado, mencionam-se aqui dois paralelos.  Um deles salvou a pátria da escravidão, o outro da irreflexão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriano Carvalho Viana, CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO

Graduado em Filosofia pela Centro Universitário Assunção, atual Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Graduando em Direito pela Faculdade Santa Terezinha-CEST, Graduando em Teologia pela Faculdade Internacional de Curitiba- UNINTER. Foi Professor de Língua Portuguesa e Filosofia em escolas particulares de ensino, assim como, Coordenador Pedagógico (2015-2017), Assessor Pedagógico(2018). Pesquisador na área do Direito Civil e Processual Civil. Publica artigos para a Revista Lúmen do Centro Universitário Assunção- UNIFAI, Atual Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Otávio Roberto Martins Júnior, Faculdade Santa Terezinha

Acadêmico de Direito da Faculdade de Direito- Santa Terezinha-CEST. Pesquisa e estuda Direito Penal.Especialista História Contemporânea do século XX.

Referências

COULANGES, Fustel. A cidade antiga: estudo sobre o culto, o direito e as instituições de Grécia e de Roma. São Paulo: Martin Claret, 2009.

HART, H. l. A. O conceito de direito. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. A essência da linguagem. In: A caminho da linguagem. Trad. Márcia de Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2003.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. São Paulo: Martin Claret, 2010.

OPSTELTEN, Sophocles and Greek Pessimism, Amsterdam, 1952.

SÓFOCLES. Antígona. São Paulo: Martin Claret, 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-20