O RÁDIO NA ESTÉTICA DO FUTURISMO ITALIANO: O MANIFESTO LA RADIA

Autores

  • Roberto d´Ugo Júnior Faculdade Cásper Líbero
  • Vanessa Beatriz Bortulucce UNIFAI

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v4i7.97

Resumo

Este artigo apresenta, pela primeira vez em língua portuguesa, o Manifesto La Radia, escrito em 1933 por Filippo Tommaso Marinetti e Pino Masnata, nomes do Futurismo italiano. O manifesto em questão assinala um dos elementos importantes na poética da vanguarda naquele momento, a saber, a celebração da máquina, porém desta vez não mais tendo o automóvel ou o avião como únicos paradigmas, mas abarcando todos os aparelhos e dispositivos que caracterizam a sociedade moderna. Neste sentido, o Futurismo passou a se dedicar a aspectos que transcenderam o caráter material das máquinas, enfatizando os potenciais intangíveis, metafísicos e espirituais destas, interessando-se cada vez mais pelas teorias científicas. Neste contexto, o rádio tomaria a posição central da máquina que não somente é uma revolução tecnológica per se, mas que concentra possibilidades comunicativas que vão muito além daquilo que se conhecia.

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Biografia do Autor

Roberto d´Ugo Júnior, Faculdade Cásper Líbero

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp (2018-2022). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Bacharel em Comunicação Social pela FAAP, habilitação em Rádio e TV (1991). Foi Coordenador de Programação e de Produção da Rádio Cultura FM de São Paulo (1998-2005) e do Núcleo de Música Erudita da TV Cultura (2005-2006), emissoras educativas da Fundação Padre Anchieta, São Paulo. Escreve, produz e dirige programas de rádio e televisão. De junho de 2013 a janeiro de 2019, foi Coordenador de Ensino do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, instituição na qual permanece como Professor Adjunto, lecionando disciplinas de produção e direção de rádio. Foi Supervisor da Produtora Experimental de Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero (2012-2013) e supervisor da Rádio Universitária da Universidade Metodista de São Paulo (2000-2001). Foi professor Associado na Faculdade de Comunicação e Propaganda da Fundação Armando Alvares Penteado (2004-2013). Foi professor Responsável nos Cursos de RTV, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade São Judas (2006-2016).

Vanessa Beatriz Bortulucce, UNIFAI

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa ( História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Análise das mídias, Cinema e Fotografia, Indústria Cultural), História e teoria do Design, História do vestuário, História da Cultura (História da Cor, estética do horror, arte tumular, história e análise dos símbolos), História da Arte Africana. Pesquisadora e tradutora independente. Membro do ICOM Brasil.

Referências

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Publicado

2020-02-09

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Seção

Artigos Livres