O FUTURISMO DE OSWALDO BARBIERI, NO POEMA ÁFRICA - CALOR/SUJEIRA - LUXÚRIA

Autores

  • Vanessa Beatriz Bortulucce UNIFAI - Centro Universitário Assunção, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v4i8.93

Resumo

O presente artigo apresenta algumas considerações acerca da poética de Osvaldo Barbieri (1895-1958), artista do futurismo italiano, cuja importância reside especialmente no caráter múltiplo de sua obra. Pintor, desenhista, escultor e poeta, Bot (seu codinome futurista) passou a integrar o grupo de Marinetti em 1929, e a partir deste momento realizou obras de caráter polimatérico, nas mais variadas técnicas. É, contudo, em sua experiência no continente africano, a partir de 1934, que o artista expande seu campo criativo, assumindo outra identidade e celebrando a diversidade da África em obras visuais e poemas, como por exemplo, o Manifesto África – calor / sujeira – luxúria, apresentado ao final do deste artigo, pela primeira vez em língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Beatriz Bortulucce, UNIFAI - Centro Universitário Assunção, Brasil

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa ( História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Análise das mídias, Cinema e Fotografia, Indústria Cultural), História e teoria do Design, História do vestuário, História da Cultura (História da Cor, estética do horror, arte tumular, história e análise dos símbolos), História da Arte Africana. Pesquisadora e tradutora independente. Membro do ICOM Brasil.

Referências

GAZZOLA, Carlo, ET alii. BOT (Osvaldo Bot). Milano: Silvia Editrice, 2011.

HERNANDEZ, Leila M. G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

LISTA, Giovanni. Le Futurisme- création et l´avant-garde. Paris: Les Éditions de l´Amateur, 2001.

PERLOFF-GILES, Alexandra. “Italy and Africa, entwined”. The Harvard Gazette, 2010. Disponível em <https://news.harvard.edu/gazette/story/2010/12/italy-and-africa-entwined/> Acesso em março de 2019.

SALARIS, Claudia. Riviste Futuriste - Collezione Echaurren Salaris. Roma: Fondazione Echaurren Salaris, 2012.

SARTORI, Andrea. “La liberta di un futurista senza manifesti: Osvaldo Bot a Piacenza”. Minkiarte, 2015. Disponível em <https://minkiarte.com/2015/09/21/la-liberta-di-un-futurista-senza-manifesti-osvaldo-bot-a-piacenza/> Acesso em março de 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-28