A presença de Sêneca e do tema da vida ocupada em aforismos para a sabedoria de vida de Schopenhauer

Autores

  • Pedro Damasceno Uchôas Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. http://orcid.org/0000-0001-9055-651X

DOI:

https://doi.org/10.32459/2447-8717e256

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal apresentar a influência do pensamento de Sêneca nas ideias de vida ocupada e de solidão em Aforismos para a sabedoria de vida de Arthur Schopenhauer. Schopenhauer desenvolve em Aforismos um pensamento filosófico ético/moral distinto do veiculado em O mundo como vontade e representação. Para isso, faz uso de conceitos e algumas noções já antes discutidos por Sêneca, ressignificando a ideia da sabedoria de vida como uma opção na condução da vida em um mundo no qual, essencialmente, imperam os desejos e o sofrimento. O indivíduo deve, pois, adotar certas máximas de vida responsáveis por tornar sua vida privada menos desagradável, prestando atenção às suas deliberações cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Damasceno Uchôas, Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre pelo programa de pós-graduação de Filosofia (UFJF) e Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSCar. Pesquisa Arthur Schopenhauer e Idealismo Alemão, com interesse também nas seguintes áreas: Estética, Metafísica, Epistemologia, Filosofia da Religião, Filosofia da biologia e Filosofia da Educação. Integra o grupo de estudos Núcleo de Estudos Sobre Filosofia Clássica Alemã (NUFCAL) desde 2017. Bolsista CAPES/DS entre os anos de 2020-2022. Atualmente, professor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e atua como professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

BARBOZA, J. Prefácio: em favor de uma boa qualidade de vida. In.: SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015, p. 7-14.

DEBONA, V. A outra face do pessimismo: entre radicalidade ascética e sabedoria de vida. São Paulo. 270 páginas. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo (USP), 2013.

SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

SÊNECA. Sobre a brevidade da vida, sobre a firmeza do sábio: diálogos. Tradução e notas de José Eduardo S. Lohner. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2017.

Downloads

Publicado

2025-12-29