A relação simbiótica entre formação imaginária e ethos discursivo na análise do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32459/2447-8717e233

Resumo

O objetivo deste artigo é tratar comparativamente as noções, pertencentes ao campo de atuação da Análise do discurso, de formação imaginária e ethos discursivo, sob a ótica da transformação interna de como certos princípios da linguagem são concebidos a ponto de alterar o funcionamento conceitual desses operadores analíticos e de como determinações históricas remodelam-nos. Para tanto, em função da organização arquitetônica deste artigo, tem-se a seção, Formação imaginária e ethos discursivo: uma discussão, que aborda, a partir de determinados instrumentais epistemológicos, as semelhanças e diferenças entre essas duas noções. Como resultado desta investigação, verificou-se que ambas destacam, segundo seus respectivos aportes epistêmicos, elementos integrantes do processo de construção discursivo relativamente próximos, como a projeção do sujeito no circuito virtual de comunicação, de modo que a distinção entre elas reside na ênfase dada, por cada uma, aos mecanismos constitutivos da manifestação dos integrantes do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Douto em Linguística (UFSCar) e professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras na universidade federal do Tocantins (UFT).

Referências

CÂMARA. Joaquim Mattoso Júnior. Dicionário de linguística e Gramática. 25 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Trad. Dilson Ferreira da Cruz e Fabiana Komesu. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2017.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. 2 ed. Trad. Fabiana Komesu et. al. São Paulo: Contexto, 2008.

DUBOIS, Jean. et al. Dicionário de linguística. Trad. Izidoro Blikstein. 20 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. 22 ed. São Paulo: Cultrix, 2010.

MAINGUENEAU, Dominique. A noção de ethos discursivo. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008a. p. 11-32.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008b.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva; Décio Rocha. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

ORLANDI, Eni. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

PÊCHEUX, Michel. A Análise de discurso: três épocas. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Jonas de A. Romualdo. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010a. p. 307-315.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. ln: GADET, Françoise; HAK, Tony. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania S. Mariani et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010b. p. 75-116.

POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SILVA, Kátia Regina Gomes da. Cenografia e a constituição do ethos discursivo: uma análise em práticas discursivas de técnicos e docentes, na universidade federal da paraíba. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2021.

SOARES, Thiago Barbosa. Percurso linguístico: Conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

SOARES, Thiago Barbosa. 1969, o ano que não terminou: o acontecimento da Análise do discurso. In: BUTTURI JUNIOR, Atilio; BRAGA, Sandro; SOARES, Thiago Barbosa (orgs.). No campo discursivo: teoria e análise. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

SOARES, Thiago Barbosa. Percurso Discursivo: heterogeneidades epistemológicas aplicadas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Edição

Seção

Artigos Livres